Emagrecer com reeducação alimentar
Emagrecer com reeducação alimentar é o caminho mais curto para o emagrecimento duradouro. A partir do “aprender definitivamente” sobre o que, e como comer, garantimos qualidade de vida e muito mais saúde.
Se você voltasse ao tempo de infância poderia ouvir sua mãe dizer: “Para de comer besteira, menino! ”. O melhor caminho para emagrecer de maneira saudável é, sem dúvida, ouvir o que nossa mãe nos diria hoje: “Faça reeducação alimentar, menino! ”.
Diga o que tu comes e eu direi quem tu és. Talvez sim, talvez não. Muitos de nossos hábitos definem nossa personalidade, assim como definem nosso futuro, moldam nossa autoestima.
A baixa autoestima, excesso de peso e problemas de saúde estão relacionados com os efeitos deletérios de uma alimentação inadequada.
Falamos em reeducação alimentar não apenas como uma forma definitiva de perder peso, mas como um caminho para melhorar nossa saúde, nosso humor.
Se você já tentou realizar alguma dieta percebeu que elas raramente se adequam ao dia-a-dia, são chatas e muitas vezes “dolorosas”.
E nem sempre são o melhor caminho para um emagrecimento definitivo.
Conhecendo a reeducação alimentar
A reeducação alimentar é fruto da nossa vontade, primeiramente, mas também é fruto do conhecimento.
Precisamos conhecer os alimentos para melhor consumi-los e usá-los a nosso favor.
Atletas, por exemplo, utilizam alimentos que possuem um baixo índice glicêmico e taxa de absorção lenta, como a batata doce. Isso porque essa absorção lenta evita os picos de liberação de insulina evitando o acúmulo de gordura corporal. Podemos dizer que é um tipo de reeducação alimentar.
Uma boa educação alimentar nos levaria a uma dieta rica em proteínas e menor ingesta de carboidratos, principalmente açúcar simples.
Não sei se você sabia, mas o corpo humano não foi feito para consumir açúcar branco.
Isso mesmo! Esse mesmo açúcar que estamos acostumados a pôr na comida diariamente. O resultado dessa invenção humana? Doces gostosos, diabetes, cáries e vários outros problemas.
Aí a gente ouve mais uma vez aquela boa e velha frase: “Para de comer besteira, menino! Faça reeducação alimentar! “.
Reeducando nosso intestino
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) dá uma dica: “Uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobres em gorduras e açúcar, a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira”.
Na reeducação alimentar você não vai parar de comer aquilo que gosta para sobreviver à base de frutas, ou verduras. Mas é preciso fixar alguns pontos chaves, onde a atenção será essencial, como:
- Você vai precisar trocar os alimentos!
Alguns alimentos precisam ser evitados, outros podem ser trocados. Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Diminua o consumo de sal, alimentos gordurosos e em açúcares como fast food, refrigerantes, embutidos, defumados, chocolates…
- Passe a comer mais em casa!
Se você é perseguido pelo fantasma da preguiça é hora de mandá-lo embora. Fazer a própria comida pode ser uma atividade prazerosa e super criativa.
Alguns estudos têm mostrado que alimentos provenientes de fast food e restaurantes tem maior teor de gordura e açúcares que alimentos produzidos em casa. Industrializados versus reeducação alimentar.
- Coma em intervalos regulares!
Eduque seu intestino e seu cérebro. Faça refeições em horários regulares. Realize a ingestão de fibras e proteínas em maior quantidade. Adicione cor à sua refeição.
Alguns pesquisadores chamam a reeducação alimentar de “civilização do apetite”.
Não sei por onde começar, preciso de ajuda!
O primeiro passo é um bom cronograma!
Se você possui um computador ou um smartphone tudo fica mais fácil. Existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo a fazer um bom cronograma de reeducação alimentar. Vou citar 3.
- Contador de Calorias: vai lhe ajudar a escolher alimentos menos calóricos e oferecer dados dos alimentos.
- Dieta e Saúde: oferece uma opção de diário de alimentos onde você pode controlar seu consumo diário, estabelecer metas, criar cardápios e ainda lhe oferece dicas interativas de reeducação alimentação e substituição de alimentos.
- Dieta e Emagrecer Rápido: oferece um banco de alimentos com informações nutricionais, cardápios, receitas para auxiliar no seu objetivo e traz um contador de ingestão de proteínas, carboidratos, gorduras e conta com ferramenta de atendimento
- nutricional.
Vantagens da reeducação alimentar
Como a reeducação alimentar gera benefícios ao corpo como um todo você irá perceber:
Aumento da disposição;
Diminuição da ansiedade;
Emagrecimento definitivo;
Além de estar mais magra estará incontestavelmente mais saudável e dará adeus ao efeito sanfona.
Além disso, irá incentivar outras pessoas a modificarem também seus hábitos alimentares.
Então agora voçê sabe da importancia de emagrecer com reeducação alimentar.