Ansiedade no emagrecimento

ansiedade no emagrecimento
Ansiedade no emagrecimento

A ansiedade no emagrecimento é um estado emocional que pode se tornar a maior facilitadora do transtorno depressivo e, ainda promover grandes dificuldades e obstáculos para quem quer atingir peso desejado, isso porque o ansioso normalmente deseja resultados mágicos e imediatos, o que aumenta muito seu nível de estresse e o faz compensar na comida.

Se você está neste nível de ansiedade, deve procurar a ajuda de um profissional. Porém vou deixar aqui algumas dicas para lhe ajudar a encontrar seu equilíbrio emocional no processo de emagrecimento.

Veja, eu não vou te ensinar a deixar de ser ansioso, mas depois de ler este artigo você vai aprender a entender, controlar e a conviver com sua ansiedade.

 

Dieta gera ansiedade.

Quando se fala em dieta, a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa é em perda da liberdade de comer, na culpa, na punição, frustração e uma série de outras coisas desagradáveis. Então vamos trocar a palavra dieta por alimentação saudável ou orientação nutricional equilibrada.

 

Comece com o planejamento. .

Comece a planejar sua orientação nutricional equilibrada com serenidade e muita consciência de forma que atenda seu estilo de vida, assim como: horários permanentes para suas refeições e seu cardápio de cada dia. Se você seguir essa regra, pode ter certeza de que irá acostumar ao seu organismo a sentir fome nos horários estipulados.

 

Para que você quer ou precisa emagrecer

Uma pergunta que você deve fazer a si próprio é: Porque eu quero ou preciso emagrecer? Não pense que todos os seus problemas estarão resolvidos após seu corpo ficar magrinho.

 

Respeite o tempo natural para o emagrecimento.

tempo natural para emagrecimento
Tempo natural para emagrecimento

É fato, você não irá emagrecer da noite para o dia como um milagre. Não adianta deixar de comer, pular refeições, você só conseguirá com isso, perder qualidade em sua saúde e aumentar sua ansiedade, o que vai lhe levar a comer mais e, compulsivamente. Tudo tem seu tempo para acontecer, inclusive o emagrecimento. Lembre-se que devemos comer a cada intervalo de 3 horas.

Elimine a culpa.

O sentimento de culpa vem acompanhado da sensação de fracasso e frustração, que gera ansiedade e então, você já sabe, irá fazer com que você procure desesperadamente por mais comida. Se você se culpar por ter comido apenas um pedaço de chocolate, poderá se autopunir e acabar comendo várias barras inteiras em seguida.

 

Aceite seus deslizes

desligue-se dieta ou emagrecimento
Desligue-se dieta ou emagrecimento

Quando errar tenha tolerância com você, tenha inteligência emocional suficiente para entender que falhas acontecem e devem ser encaradas com serenidade e como oportunidade de aprendizado. Pare de reclamar e se lamentar!

 

 

 

 

Desligue-se um pouco do assunto “dieta” ou “emagrecimento”.

Procure pensar em outros assuntos e esqueça um pouco seu peso e sua dieta. Saia com amigos, leia, vá caminhar na praia, ao teatro, cinema, balada, enfim, divirta-se. Não deixe de ter prazer porque está se achando fora do peso.

 

Encare sua dieta como uma prazerosa reeducação alimentar.

Veja seus novos hábitos alimentares com prazer. Seu novo estilo de vida não precisa ser sem graça e sua nova forma de se alimentar não precisa ser minguada e sem sabor. Você irá se alimentar de comida saudável que lhe dará mais disposição e lhe proporcionará saciedade. Não precisará mais atacar a geladeira escondido!

 

Respire fundo e mantenha a calma quando sentir fome.

Você vai sentir fome, claro, e quando isso acontecer, respire fundo e mantenha a calma. Não vá sair comendo tudo que vê pela frente. Lembra-se do seu planejamento? Então, coma o que planejou apreciando o sabor da comida, mastigando lentamente e só assim, você irá perceber a saciedade chegando. Coma aquilo que é necessário para saciar sua fome, não sua vontade de comer a comida que está disponível.

 

Tudo aquilo que é proibido gera muita ansiedade

Eu costumo sugerir que as pessoas “não fechem a boca”, pelo contrário, abra, mas com consciência e responsabilidade. Se você resolver se proibir, terá mais ansiedade e tentação à comida.

 

Evite a ansiedade no emagrecimento, Faça os exercícios físicos que você mais gosta.

Não malhe apenas para emagrecer, procure fazer exercícios físicos que lhe proporcionem satisfação e prazer.

 

Trabalhe sua autoestima

Como você se vê? Fora do peso, com muitas dobrinhas, com barriga grande, quadril fora das medidas e quer emagrecer por tudo isso. Errado! Você deve emagrecer para adquirir saúde e mais disposição. Esqueça os padrões de beleza, eles não levam a lugar nenhum. Um corpinho sarado virá como consequência.

 

Cuidado com o ato de se pesar toda hora.

balança
Balança

Outra coisa que você deve esquecer é a balança. Nada de ficar se pesando toda hora. Em seu planejamento você deve estipular prazos para verificar seu peso. O ideal é que não seja menor do que 15 dias de intervalo a cada pesagem.

Tenha em mente que a ansiedade é gerada pelo estresse, pela proibição, pela culpa e pela frustração e, tudo isso faz com que você descarregue na comida, por isso é necessário que você crie atitudes para relaxar, assim como atividades que lhe tragam prazer, a essas atividades podem se incluídas as esportivas, porém recreativas nunca competitivas, relaxamento entre outras.

Planeje e administre seu tempo. Não queira pular etapas ou apressar o processo, não vai adiantar nada, cuidado com a ansiedade no emagrecimento.