Compulsão alimentar

compulsão alimentar
Compulsão alimentar

Compulsão alimentar é um transtorno alimentar que não tem preferência por raça, cor, sexo, idade ou grupo social em que o indivíduo está inserido. Em geral, são pessoas que consomem, com frequência, uma enorme quantidade de comida em cada refeição ou têm o hábito de sempre “beliscar”, ainda que não estejam com fome e, o pior, se sente mal por comer em exageros.

A compulsão alimentar traz como consequência o aumento de peso, tornando aqueles que possuem este transtorno, pessoas obesas com fortes chances de contraírem uma infinidade de doenças.

Estudos ainda não evidenciam cura para a compulsão alimentar, mas é importante que seja diagnosticado o mais rápido possível, uma vez que, já existem vários tratamentos que conseguem controlar este transtorno que gera muitos problemas, incluindo entre eles, a vergonha e a baixa da autoestima.

Sim, eu sei, quem nunca teve seu dia de “gula”? Quem nunca ou por estar com o horário da refeição atrasado ou porque a comida daquele dia estava especialmente gostosa, não comeu demais? Isso é normal, se for esporadicamente, o problema é que comer em excesso não deve se tornar um hábito.

 

Se você conhece alguém ou é do tipo que não consegue se limitar a uma quantidade razoável de comida, que adora “beliscar”, repetir suas refeições, que não consegue parar quando percebe que está comendo demais, que se afasta das pessoas para que elas não vejam o que você está comento, sugiro que leia este artigo até o final, ele será de suma importância para sua vida.

A compulsão alimentar, a princípio, pode até ser vista como um momento de descontrole, uma vez que o consumo exagerado de comida está associado à perda de controle da quantidade e do quê se está comento. Para estes casos, quando agudos, dá-se o nome de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica.

 

Principais Indícios de Compulsão Alimentar

indicios de compulsão alimentar
Indicios de compulsão alimentar
  • O indivíduo ingere uma enorme quantidade de comida, ainda que não esteja com fome;
  • Continua comendo mesmo quando já está saciado, por isso se sente desconfortável, com mal estar;
  • Sente vergonha, se esconde para comer, fica embaraçado quando precisa comer perto de alguém;
  • Tem o hábito de esconder comida para momentos de mais ansiedade;
  • Também esconde caixas de alimentos e embalagens vazias. Gosta de gerar lixo;
  • Enquanto há comida disponível a pessoa continua comendo; A isso se dá o nome de “depenicar” ou “beliscar”
  • Aumenta a quantidade de comida quando se vê em situação de pressão ou emocionalmente abalada, assim como: culpada, dependente e envergonhada ;
  • Nunca está satisfeita com sua aparência, peso ou autoestima.

 

Como é o Diagnóstico de Compulsão Alimentar?

O transtorno da compulsão alimentar é um distúrbio emocional que não se relaciona com a gula, porém, é uma relação do indivíduo com o que ele come e com suas emoções.

Para diagnosticar o transtorno de compulsão alimentar, é necessário que o paciente seja submetido a uma análise de um profissional habilitado, como se trata de um transtorno emocional, este profissional deve ser um psicólogo ou um psiquiatra.

 

Qual o sentimento da pessoa que sofre de Compulsão Alimentar?

sentimento da pessoa que sofre de compulsão alimentar
Sentimento da pessoa que sofre de compulsão alimentar
  • Vergonha, por isso, procura o isolamento;
  • Indigestão e mal estar devido à quantidade excessiva de comida;
  • Culpa;
  • Depressão;
  • Autoestima muito baixa;
  • Repulsa a si mesmo.

Os pacientes que sofrem deste transtorno precisam preencher sua sensação de vazio e também diminuir a angústia interna.

 

Como encontrar ajuda e tratamento

tratamento compusão alimentar
Tratamento compusão alimentar

Como eu falei no início deste post, ainda não se tem conhecimento de cura para o transtorno de compulsão alimentar fundamentado cientificamente. Mas já existem várias de opções de tratamento que devem ser associadas com as necessidades de casa paciente.

Dessa forma, as modalidades de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar são:

  • terapia de grupo;
  • aconselhamento e terapia;
  • terapia cognitivo-comportamental
  • terapia familiar;
  • grupos de apoio;
  • sessões de terapia e planejamento nutricional.

Também é recomendado, como forma de apoio, o tratamento multidisciplinar, que envolve: médicos, nutricionistas e profissionais de educação física.

 

Medicamentos

Em geral, não são recomendados medicamentos como terapia para o transtorno de compulsão alimentar, porém, em alguns casos podem ser prescritos supressores de apetite com controle médico e também, medicamentos antidepressivos, como tratamento associado.

Na verdade o transtorno de compulsão alimentar é mais comum do que se imagina e, muitas vezes, é interpretado por amigos e parentes do paciente como “gula”. Se você se encontra no perfil que mostrei aqui ou conhece alguém que esteja inserido nele, deve procurar mais informações e orientações médicas com um especialista em transtorno de compulsão alimentar.

Quando você sente que há alguma coisa errada em seu comportamento em relação à alimentação, se a comida já não é apenas uma forma de lhe alimentar e lhe dar prazer, ao contrário, se tornou em algo que está lhe tornando dependente e, isso lhe causa angústia porque faz com que você coma ainda mais para se livrar, durante um período curto, desse sentimento, Você esta com compulsão alimentar, está na hora de procurar ajuda. Não se envergonhe disso!